quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Por uma nova paternidade

Inspiradas pelo Dia dos Pais e pela volta às aulas das crianças, depois de um período de férias, gostaríamos de destacar a importância da figura paterna na educação dos filhos. Devido às mudanças dos últimos tempos, os homens têm dividido, cada vez mais, as tarefas domésticas com suas esposas, já que ambos trabalham fora. Essa mudança no cenário caseiro vem exigindo uma redefinição de papéis, principalmente o paterno. Várias funções, antes femininas, têm sido repassadas aos homens, principalmente em relação aos cuidados com os filhos (Jablonski, 1999).
Porém, ainda é grande a ausência paterna. Ela é muito estudada quando se dá o divórcio, na medida em que há significativo afastamento entre pai e filho, mas também nos casos de pais que moram na mesma casa de seus filhos. Eles ainda são dispersos quando se trata das atividades escolares, culturais e de lazer de seus rebentos. Ainda é a mãe a grande figura presente na vida dos filhos.
Pesquisas (Lamb, 1997; Black, Dubowitz&Starr, 1999; Marshall, English&Stewart, 2001) demonstram que pais que acompanham o desempenho acadêmico dos filhos promovem um melhor rendimento dos mesmos. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desenvolvimento escolar dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais.
É preciso diálogo e participação na vida do filho. Participação quer dizer mostrar interesse, perguntar sobre o dia do filho, auxiliá-lo, tirar suas dúvidas, etc. Foi verificado que crianças com melhor desempenho escolar têm mais apoios em casa além do apoio da mãe.
Devemos chamar atenção não só para as famílias, mas também para as escolas, que têm papel fundamental em alertar os pais “homens” de sua importância no desempenho afetivo, social e acadêmico de seus filhos. Uma nova paternidade se anuncia, com um pai não só provedor, mas um pai participativo, interessado e amoroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário