quinta-feira, 17 de junho de 2010

Homens e mulheres: Diferentes sim, por que não ?

É muito comum ouvirmos homens dizendo que preferem conversar com seus amigos e que tem muita dificuldade em entender as conversas de suas mulheres com suas amigas. Em restaurantes e bares, assistimos comumente a mesas divididas entre os clubes do “Bolinha” e da ”Luluzinha”.

Deborah Tannem, especializada em linguística, estuda as diferenças entre homens e mulheres no que concerne às diferenças em seus discursos. Em sua pesquisa de mais de três décadas, ela descobriu que o discurso deles tende a se concentrar na hierarquia, enquanto que o das mulheres dá prioridade à conexão com o interlocutor.

Assistindo a conversas entre meninos e meninas, percebemos isso claramente. Meninos disputam para confirmar quem foi mais vezes à Disneylandia ou qual pai tem o carro mais potente, enquanto meninas buscam semelhanças entre suas vidas. Uma menina pode mentir dizendo que seu irmão tem o mesmo nome do da outra, simplesmente como sinal de boa vontade para com a amiguinha.

Essas diferenças entre hierarquia e conexão causam bastantes mal entendidos nos relacionamentos entre homens e mulheres na resolução de problemas, por exemplo. Mulheres desabafam com outras com o objetivo de tornaram-se mais próximas enquanto os homens estão preocupados em ter alguma solução para aquele problema que seu amigo lhe conta. Por isso, homens não entendem quando nós, mulheres, chegamos em casa e queremos conversar sem nenhum objetivo mais premente, simplesmente queremos estar mais próximas, enquanto eles querem logo saber aonde aquela conversa toda vai dar!

Apesar dessa diferenças, a autora vê similaridades entre os discursos masculino e feminino. Homens também querem se conectar e mulheres também querem ter poder, porém a forma de atingir esses objetivos é diferente. “Mulheres respondem às amigas: “isso também aconteceu comigo”, enquanto homens respondem: “ o que aconteceu comigo foi bem pior” a um desabafo de um amigo. A diferença está em que a forma de ser mais poderosa das mulheres é mais sutil e disfarçada, enquanto que a forma de se conectar dos homens é mais competitiva e agressiva.

Meninos e meninas são diferentes e semelhantes em muitas coisas. Entender a diferença de como surgem as distinções entre os sexos, baseadas na biologia, na neuroquímica e na cultura faz com que fujamos dos estereótipos e facilitemos o encontro entre homens e mulheres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário