terça-feira, 10 de novembro de 2009

MULHERES "QUASE" MARAVILHAS



É muito comum ao abrirmos os jornais e revistas lermos diversas matérias sobre nós, as mulheres maravilhas. Ou seriam quase maravilhas? São muitas as reportagens e entrevistas de artistas e mulheres que trabalham, têm filhos, cuidam da casa e dos maridos e se vangloriam da capacidade de conseguirem dar conta de tantas coisas (inclusive de filhos gêmeos...) e ainda permanecerem magras!
Bem, voltando a nós, simples mortais: vivemos com grandes dilemas. Efetuar todas essas tarefas não é tão fácil assim. Não temos 30 babás, 5 motoristas, nem tanta grana para gastar em massagem e ginástica. Mas damos o nosso jeito...
Esses novos dilemas são fruto da saída da mulher do ambiente privado para o público. Saímos de casa e fomos para as ruas. Desde os anos 50, as mulheres estão em grande transformação, enquanto os homens assistem, muitas vezes assustados, a esse movimento feminino sem entender direito aonde vamos parar. Queimamos sutiãs, passamos a transar por prazer simplesmente e a escolher quando ter filhos e se desejamos tê-los.
Ao ocupar um espaço anteriormente masculino, as mulheres passaram a acumular tarefas e a se equilibrarem nesses diversos papeis. Porém, a exigência que antes era do universo doméstico migrou para o do trabalho. Várias pesquisas mostram que as mulheres executivas são extremamente exigentes e workaholics assim como suas mães eram em seus ambientes domésticos. A contemporaneidade trouxe para a mulher um novo ideal, o do sucesso também fora de casa. Somos independentes, bonitas, sexys e magras!
Propomos aqui não um retrocesso, já que vivemos hoje melhor do que antes, frente à expansão da mulher em cenários antes masculinos. Porém isso tudo teve um preço, um processo de perda de um lugar e construção de um novo. Ainda estamos por aí,  construindo um novo lugar, onde as mulheres desejam, pensam, questionam, brigam e querem seus direitos. Porém, muita calma: todo mundo, homens e mulheres, está envolto nesse mesmo processo, com muitas perdas e ganhos.



4 comentários:

  1. Parabéns !!! Texto claro e abordagem séria sobre a nova realidade da mulher, suas conquistas e desafios. Sucesso ao blog !
    Abç Luiz Fernando Athayde

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela iniciativa! Adorei e ja divulguei. Beijo grande... Thais Erthal

    ResponderExcluir
  3. ótimo tema, este tipo de abordagem esta escasso no cenário atual, a mulher contemporânea busca profissionais sérias, coerentes e fundamentadas como vocês, para direcionar um possível caminho...parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Esperamos o artigo sobre os "homens maravilhosos".
    Sucesso.
    Abraço,
    Bernardo Athayde

    ResponderExcluir