terça-feira, 17 de novembro de 2009

Enfim sós ou É o fim sós


http://melisand.files.wordpress.com/2009/08/noivos.jpg



 Dados do IBGE indicam que o número de divórcios aumentou assustadoramente no ano de 2006 em todo o território nacional.  Além disso, também segundo o IBGE, percebe-se que os casamentos estão durando menos tempo. 9,2% dos casais que se separaram em 2005 ficaram casados por até dois anos somente. No ano de 1995, esse número foi de 5,2 %. 


Saímos da casa de nossos pais totalmente despreparados para uma experiência que não tem manual. Preparamos toda a cerimônia, a festa de casamento e a lua-de-mel, gastamos a maior grana em “bem-casados”, porém não pensamos muito em ser bem casados. Casamos por amor, pelo menos diz a maioria, mas o amor é somente um dos fatores necessários para essa difícil arte da conjugalidade. Outras são tão importantes quanto: paciência, compreensão, intimidade, companheirismo, planos conjuntos, sexualidade,...


Além de todas as questões envolvidas no casamento em qualquer época, temos que lidar hoje com as da contemporaneidade, onde a pressa é amiga da perfeição! Numa sociedade como a nossa, onde se valoriza a individualidade e o narcisismo, o casamento ficou fora de moda. Casamento pressupõe construção e construção leva tempo. Hoje em dia não podemos “perder tempo” com nada, tudo tem que vir pronto. Temos que nos atualizar, entrar em comunidades virtuais, ter milhões de amigos e saber de tudo.


Portanto, o que sugerimos é um curso de noivos ! O Trocando Ideias abrirá um espaço onde os pombinhos poderão falar de suas angústias e medos e se prepararem para uma grande aventura: o casamento, se responsabilizando pela dor e delícia de ser o que é!

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de vcs! Estarei acompanhando as matérias, pois o tema do blog é super interessante, além de atual - são abordadas questões que experimentamos no nosso cotidiano!
    Vou divulgar para os(as) amigos(as).
    bjs,
    Angela.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. Vou indicar à turma.
    Carlos (pai, marido, filho, sobrinho, gerente, arquiteto e um monte de outras coisas).

    ResponderExcluir